A EMBARCAÇÃO
ALHETA: parte do
costado dos bordos entre a popa e o través;
BOCA: é a parte mais larga da
embarcação,(medida de uma borda a outra);
BOCHECHA: são as partes curvas do
costado do braço junto à proa,(é o nome das áreas a bombordo e boreste da
proa);
BOMBORDO: lado
esquerdo da embarcação, (lado do coração);
BORDA LIVRE: é a
distância vertical do plano do convés ea superfície das águas;
BORDOS: são as duas partes
simétricas quando se divide o casco da embarcação no sentido proa-popa;
BORESTE: lado
direito da embarcação,(antigamente chamava-se estibordo);
CALADO: é a
distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da
embarcação, (medida da quilha à linha da água);
CASARIO: é toda a
construção do convés principal;
CAVERNAS: são as costelas que
permitem dar forma no casco. A caverna principal é a “caverna mestra”
geralmente localizada na boca máxima da embarcação;
CONTORNO: é a medida tomada
normalmente na parte mais larga da embarcação de uma borda à outra passando
pela quilha;
CONVÉS: é o
pavimento mais próximo da borda, junto á proa;
DESLIZAMENTO LATERAL: rápido
movimento lateral quando o mar de través. O deslizamento lateral a um
forte balanço pode conduzir a um emborcamento;
DESLOCAMENTO: toda a embarcação tem um
deslocamento máximo quando está carregada e mínima quando está descarregada;
EMBARCAÇÃO: é toda construção feita de
madeira, ferro, aço, fibra de vidro, ou, da combinação desses outros materiais
que flutuam sendo especificadamente destinada a transporte, pela água, pessoas
ou coisa;
EMBARCAÇÃO MIÚDA: até
cinco(5) metros;
EMBARCAÇÃO DE MÉDIO PORTE: até
vinte e quatro(24) metros;
EMBARCAÇÃO HIATE: mais de
vinte e quatro(24) metros;
EMBARCAÇÃO DE PROPULSÃO HUMANA: são
movidas pela força do homem;
EMBARCAÇÃO A VELA: são as
movida pela força do vento;
HÉLICE: estrutura
metálica que possui pás e serve para movimentar a embarcação através do seu
próprio giro, acoplado a um eixo longitudinal a um motor;
LEME: tem a finalidade de dar direção
à embarcação;
POPA: extremidade posterior (traseira)
da embarcação;
PROA: extremidade anterior (frente) da
embarcação;
QUILHA: é a
espinha dorsal da embarcação;
TIMÃO: tem por finalidade movimentar o leme da
embarcação;
PARTES DA EMBARCAÇÃO:
OLHAL DA PROA: é uma haste fixa à proa para
suporte de amarras. Que contém uma argola, chamada de ARGANEU;
CASTELO: é um estrado usado de apoio pelo proeiro
quando atraca ou desatraca a embarcação;
CAVERNA: peças curvas presas ou provenientes da
quilha, que dão forma a embarcação;
FORQUETA: peças de ferro ou de
metal em forma de “ Y “ ou de ferradura, cujo pino se introduz nas toneleiras (
engate de forqueta) e nas quais trabalha o remo;
CASA DO CÃO: compartimento
para quardar materiais e mantimento;
QUILHA: peça fundamental que serve de base para as
formas da embarcação;
ENGATE DE FORQUETAS OU TONELEIRAS: haste de
apoio para as forquetas;
BANCADAS: pranchas de assento aos remadores e passageiros;
VOZES DE COMANDO:
GUARNECER BANCADAS: senta-se cada remadores em suas
bancadas, correspondida pelo número e ao seu remo, já indicada pelo patrão;
REMOS PRONTOS: coloca-se os remos em
condições de serem tirado das bancadas.
ARMAR REMOS: tira-se
os remos das bancadas ao mesmo tempo, ocupando as forquetas e descansado na
borda.
A VANTE: os remos são levados à proa.
LARGAR: inicia-se a remada rítmica.
ARVORA: suspender a remada.
CIA: inicia-se a remada à ré.
ESCORA: passam
os remos a funcionar como freio, colocando a pá ao fundo da água.
SAFA REMOS: retira-se
os remos da água.
LEVA REMOS: os remos
são retirados das forquetas e postos nas bancadas.
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