Comandos Nauticos


A EMBARCAÇÃO
 ALHETA:                     parte do costado dos bordos entre a popa e o través;
 BOCA:                                    é a parte mais larga da embarcação,(medida de uma borda a outra);
 BOCHECHA:                 são as partes curvas do costado do braço junto à proa,(é o nome das áreas a bombordo e boreste da proa);
 BOMBORDO:                lado esquerdo da embarcação, (lado do coração);
 BORDA LIVRE:             é a distância vertical do plano do convés ea superfície das águas;
 BORDOS:                     são as duas partes simétricas quando se divide o casco da embarcação no sentido proa-popa;
 BORESTE:                    lado direito da embarcação,(antigamente chamava-se estibordo);
 CALADO:                     é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da embarcação, (medida da quilha à linha da água);
 CASARIO:                    é toda a construção do convés principal;
 CAVERNAS:                  são as costelas que permitem dar forma no casco. A caverna principal é a “caverna mestra” geralmente localizada na boca máxima da embarcação;
 CONTORNO:                é a medida tomada normalmente na parte mais larga da embarcação de uma borda à outra passando pela quilha;
 CONVÉS:                     é o pavimento mais próximo da borda, junto á proa;
 DESLIZAMENTO LATERAL: rápido movimento lateral quando o mar de través. O deslizamento lateral a um forte balanço pode conduzir a um emborcamento;
 DESLOCAMENTO:         toda a embarcação tem um deslocamento máximo quando está carregada e mínima quando está descarregada;
 EMBARCAÇÃO:             é toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, ou, da combinação desses outros materiais que flutuam sendo especificadamente destinada a transporte, pela água, pessoas ou coisa;
 EMBARCAÇÃO MIÚDA: até cinco(5) metros;
 EMBARCAÇÃO DE MÉDIO PORTE: até vinte e quatro(24) metros;
 EMBARCAÇÃO HIATE: mais de vinte e quatro(24) metros;
 EMBARCAÇÃO DE PROPULSÃO HUMANA: são movidas pela força do homem;
 EMBARCAÇÃO A VELA: são as movida pela força do vento;
 HÉLICE:                       estrutura metálica que possui pás e serve para movimentar a embarcação através do seu próprio giro, acoplado a um eixo longitudinal a um motor;
 LEME:                         tem a finalidade de dar direção à embarcação;
 POPA:                         extremidade posterior (traseira) da embarcação;
 PROA:                        extremidade anterior (frente) da embarcação;
 QUILHA:                     é a espinha dorsal da embarcação;
 TIMÃO:                       tem por finalidade movimentar o leme da embarcação;

 PARTES DA EMBARCAÇÃO:
 OLHAL DA PROA:         é uma haste fixa à proa para suporte de amarras. Que contém uma argola, chamada de ARGANEU;
 CASTELO:                    é um estrado usado de apoio pelo proeiro quando atraca ou desatraca a embarcação;
 CAVERNA:                   peças curvas presas ou provenientes da quilha, que dão forma a embarcação;
 FORQUETA:                 peças de ferro ou de metal em forma de “ Y “ ou de ferradura, cujo pino se introduz nas toneleiras ( engate de forqueta) e nas quais trabalha o remo;
 CASA DO CÃO:             compartimento para quardar materiais e mantimento;
 QUILHA:                     peça fundamental que serve de base para as formas da embarcação;
 ENGATE DE FORQUETAS OU TONELEIRAS: haste de apoio para as forquetas;
 BANCADAS:                 pranchas de assento aos remadores e passageiros;

 VOZES DE COMANDO:
 GUARNECER BANCADAS:     senta-se cada remadores em suas bancadas, correspondida pelo número e ao seu remo, já indicada pelo patrão;
 REMOS PRONTOS:                   coloca-se os remos em condições de serem tirado das bancadas.
 ARMAR REMOS:                       tira-se os remos das bancadas ao mesmo tempo, ocupando as forquetas e descansado na borda.
 A VANTE:                                os remos são levados à proa.
 LARGAR:                                 inicia-se a remada rítmica.
 ARVORA:                                 suspender a remada.
 CIA:                                        inicia-se a remada à ré.
 ESCORA:                                 passam os remos a funcionar como freio, colocando a pá ao fundo da água.
 SAFA REMOS:                          retira-se os remos da água.
 LEVA REMOS:                          os remos são retirados das forquetas e postos nas bancadas.

Um comentário:

  1. Muito bom,quero trabalhar auxiliando barcos navegação no porto de natal: interessados ligue (84)98610-9073.ex: militar, amador habilitado. quero periodo depois do meio dia.

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